logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Exercícios 8 ano: população e desafios no século XXI

Questão 1:  Os principais desafios demográficos do século XXI são, exceto:

a) Envelhecimento da população.
b) Migração em massa de pessoas dos países pobres para os países desenvolvidos.
c) Fome e desnutrição.
d) Grande crescimento populacional, o que exigirá um controle de natalidade de muitos países.
e) Diversos tipos de racismo ou preconceitos étnicos, culturais e outro

Questão 2:  A fome, um dos problemas demográficos do mundo atual, é provocada por diversos fatores, como condições naturais extremas, catástrofes naturais, epidemias, guerras, dominação de um povo sobre o outro, aumento das taxas de desemprego, má distribuição de renda etc. Além disso, destacam-se dois tipos de fome, que são:

a) fome real e fome aparente.
b) fome endêmica e fome epidêmica.
c) fome prevista e fome imprevista.
d) fome ilegal e fome legal

Questão 3:  Um dos principais problemas demográficos do mundo atual é o aumento do número de idosos em praticamente todos os países do globo. A principal consequência desse aumento para um país é:

a) a necessidade de investimentos em atividades de lazer para idosos.
b) a necessidade de pessoas para cuidar dessa grande quantidade de idosos.
c) o problema do mercado de trabalho e da aposentadoria.
d) o aumento da quantidade de passes livres no país.
e) o aumento da quantidade de pessoas que não precisam votar.

Questão 4:  “PETRÓLEO MAIS CARO PREOCUPA EUA, UNIÃO EUROPEIA E JAPÃO”.No ano de 2004, os preços do petróleo no mercado internacional tiveram sucessivas altas, lançando dúvidas sobre o crescimento econômico mundial. A elevação do preço do petróleo é consequência de uma série de fatores e tem graves repercussões em alguns países. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A alta do preço do petróleo interfere na economia japonesa que depende do petróleo importado.
b) O preço do petróleo depende das cotas de petróleo estabelecidas pelos países da OPEP.
c) O preço do petróleo aumenta devido aos estoques acumulados pelos EUA.
d) O preço do petróleo oscila devido à situação de insegurança existente no Oriente Médio.
 
Questão 5: A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, pode ter como consequências:
(A) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.
(B) aumento do efeito estufa ( aquecimento global) e dos níveis dos oceanos.
(C) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
(D) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
(E) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.

Questão 6: O desenvolvimento e o maior acesso ao transporte intercontinental, somados à facilidade de obtenção de informações sobre outros países por meio dos veículos de comunicação, impulsionaram o movimento de pessoas que buscam melhores condições de vida – nem sempre alcançadas fora do país de origem. Ao contrário do que se verifica com os fluxos econômicos, as fronteiras nacionais são reforçadas por governos de muitos países, principalmente dos desenvolvidos, para a entrada de imigrantes”. JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Vol. 02. 1º ed. São Paulo: Leya, 2013. p.275.
Um exemplo mundialmente reconhecido de restrição à entrada de imigrantes conforme mencionado no trecho acima é:
a) a criação da União Europeia com número restrito de países.
b) a construção e ampliação do Muro do México.
c) a intervenção dos Estados Unidos em Cuba.
d) a deportação de estrangeiros irregulares no Brasil.
e) a difusão de políticas públicas xenófobas na Europa.

Questão 7  Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.

a) Atração populacional.
b) Aumento das taxas de natalidade.
c) Crescimento vegetativo.
d) Migrações populacionais.
e) Diminuição das taxas de mortalidade
.

É cada vez mais frequente a ocorrência de manifestações contrárias a alguns problemas. Em diversas partes do planeta, manifestações populares têm tomado as ruas a favor da resolução de diversos problemas.

Questão 8  Aponte os principais problemas do mundo atual a serem superados, e que, são considerados desafios para a população do século XXI
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 9  No caso do Brasil:

a) quais são os desafios brasileiros em relação À imigração?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual é a origem (nacionalidade) dos imigrantes que procuram o Brasil?
_____________________________________________________________________________________________________



BOA SORTE !
Respostas:

1 D
2 B
3 C
4 C
5 B
6 B
7 D

 Envelhecimento da população,;Migração em massa de pessoas dos países pobres para os países desenvolvidos.;Fome e desnutrição; Diversos tipos de racismo ou preconceitos étnicos, culturais; desmatamentos; poluição da atmosfera; dependência do petróleo como fonte de energia; intervenções militares; crise de refugiados, etc.

9 a) Salários baixos, falta de acesso à saúde e educação, falta de assistência social e preconceito.
   b) Bolívia, Haiti, japão e Venezuela.

Exercícios 9 ano: A Europa Ocidental

Questão 1 País da Europa , considerada o berço da civilização ocidental, das artes ,das ciências e que desenvolveu a democracia republicana:

a)       Grécia
b)       Inglaterra
c)       França
d)       Alemanha
e)       Itália

Questão 2  A Europa Ocidental é uma região rica e desenvolvida, com algumas das maiores potências econômicas mundiais, consideradas potências de industrialização clássica. Qual das alternativas abaixo não se refere a uma dessas potências?

a)       Grécia
b)       Inglaterra
c)       França
d)       Alemanha

Questão 3  País da Europa da Ocidental que se sobressai com as indústrias automobilística, armamentista, com destaque para aviões de grande porte:

a)       Holanda
b)       Inglaterra
c)       França
d)       Grécia
e)       Itália

Questão 4  Nesse país teve início a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, com a invenção da máquina a vapor. Por mais de um século foi a maior potência mundial. Só perdeu sua hegemonia, após a Primeira Guerra Mundial, quando os EUA surgiram como maior potência. Estamos falando de qual país da Europa Ocidental?

a)       Grécia
b)       Inglaterra
c)       França
d)       Alemanha
e)       Itália

 Questão 5 A União Européia responde por 65,27 das exportações de produtos farmacêuticos. Quais são os dois países do bloco europeu líderes nesse setor?

a)       Itália e Espanha
b)       Grécia e Turquia
c)       Portugal e Espanha
d)       França e Itália
e)       Alemanha e Inglaterra

Questão 6  Na Europa Ocidental, existe a “ Europa Mediterrânea” – que abrange uma área ao sul a Europa, com litoral voltado para o Mar Mediterrâneo. Os pises desta região, constituíram um grupo de interesses próprios dentro da União Europeia, buscando maior espaço político e crescimento econômico, sob a liderança de (a)
a)       França
b)       Itália
c)       Grécia
d)       Turquia
e)       Espanha

Questão 7 O Estado foi fundamental na melhoria das condições de vida na Europa Ocidental, na segunda metade do século XX, criando o chamado “Estado do bem-estar social”.


a) Em que consiste a política do bem-estar social?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Aponte 5 países da Europa Ocidental que se destacam no mundo, por desenvolver essa política.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 8 País europeu que só se unificou(se tornou uma nação) em 1873. Após sua unificação, procurou tirar o atraso industrial em relação às potências da época. Despontou como grande potência industrial e permanece como tal, até hoje. Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi dividida em duas nações distintas. Só em 1990, se reunificou (voltou a ser uma única nação.

a) De qual país da Europa Ocidental trata o texto?
______________________________________________________________________________________________

b) O que foi a unificação e a reunificação desse país? Comente, citando datas, acontecimentos, fatos históricos, etc.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________


 Questão 9 A crise econômica mundial de 2008 fez ressurgir  o debate em torno das conquistas proporcionadas pelo Estado do bem-estar social na Europa Ocidental , com aumento do desemprego, e com cortes de investimentos em programas sociais, em saúde e educação. Em vários países ocorrem conflitos por causa da tentativa dos governos de reformular a legislação trabalhista e previdenciária, entre outras.

a) Qual é a causa principal dessa crise?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quais foram os países da Europa Ocidental mais afetados por essa crise?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 10 Desde a década de 1970, a Europa Ocidental tem se concentrado nos setores industriais de mais alto valor (ligados às inovações tecnológicas surgidas nas décadas do século XX) deixando em segundo plano os setores industriais de menor valor. Diversos países como Alemanha, França, Inglaterra, Suécia e Holanda, montaram ou aperfeiçoaram estruturas de pesquisas científicas em universidades, ligadas à atividade industrial.

a) Aponte os principais setores industriais adotados na Europa Ocidental atualmente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Aponte os dois países que se sobressaem no setor automobilístico.
____________________________________________________________________________________________


BOA SORTE !

Respostas:
1 A
2 A
3 C
4 B
5 E
6 A

7 a) Consiste em um conjunto de política públicas e medidas que visam tornar a economia mais estável e resistente às crises, como também garantir com qualidade os direitos sociais básicos, como educação, saúde e segurança pública.
  b) Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia ( os chamados "Países Nórdicos" )

8 a) Alemanha
   b) A unificação alemã ocorreu em 1871, quando os 38 estados germânicos decidiram se unir, formando o Estado Alemão. Já a reunificação, ocorreu por causa da derrubada do Muro de Berlim, em 1989. Esse muro dividia a Alemanha em duas nações: uma capitalista e outra socialista. No início de 1990, as duas Alemanhas se unificaram e a a Alemanha voltou a ser um único país.

9 a) O Excessivo endividamento das famílias, empresas e governos. Muitos países abondaram a produção e intensificaram o consumo e os investimentos financeiros, isso levou à que da no PIB e ao endividamento.
  b) Os países mais afetados pela crise econômica foram os países da Europa Mediterrânea, Portugal, Grécia, Espanha e Itália.

10 a) automobilístico, naval, farmacêutico, aeronáutico, químico, armamentista, robótico, etc.
   b) França (Peugeot, Renault e Citroen) e Alemanha ( Volskswagen, Mercedes e BMW)

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Exercícios 9 ano: Revolução Russa

1. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

2. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C - Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?
A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D - Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.

4. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.
A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.
B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
C - Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.
D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.

5. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes? No período da Revolução russa de 1917, os sovietes eram:

a ( ) Partido que representava a burguesia liberal
b ( ) Organismo que representava as varias nacionalidades do Império russo
c (  ) Conselhos especiais de milícias revolucionarias
d ( ) Conselhos de intelectuais que apoiava Lênin e Trotsky
e ( ) Conselhos de operários, soldados e camponeses  

6) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por: 

a) Stalin, em agosto de 1929; 
b) Lenin, no início de 1918; 
c) Trotsky, em abril de 1924; 
d) Kerensky, em fevereiro de 1917; 
e) Kornilov, em setembro de 1921. 


7) Leia com atenção as afirmativas a seguir referentes à Revolução de Outubro de 1917, na Rússia:
I. A revolução foi liderada pelos sovietes, compostos em sua maioria por operários, soldados , industriais e burgueses, descontentes com o czarismo;
II. Uma das primeiras consequências da Revolução de Outubro foi afastar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, ao ser assinado com os alemães um tratado de paz;
III. Os analistas consideram que o único fator responsável diretamente pela ocorrência do movimento bolchevique foi a questão fundiária, negligenciada por Nicolau II.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I for correta;
b) se apenas a afirmativa II for correta;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as afirmativas II e III forem corretas.

8- O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes ideias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:
I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lenin era o líder dos mencheviques e Martov dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A) Apenas a alternativa I é correta.          
B) Apenas a alternativa II é correta   
C) Apenas a alternativa III é correta         
D) As alternativas I e III estão corretas     
E) As alternativas I, II e IV estão corretas.  
  
9. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
a) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
b) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
c) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
d) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária. 

10. O Império Russo, às vésperas do movimento revolucionário de 1917, apresentava particularidades, políticas, econômicas e sociais que se tornariam fatores de sua própria destruição. Com base nessas informações, analise os textos a seguir e dê como resposta alternativa dos itens corretos
I-  Império russo compunha uma sociedade heterogênea, formada por povos de diversas etnias, com línguas e tradições diferentes, no qual eram vitimas de uma forte repressão cultural do governo czarista
II- O governo era uma monarquia absolutista, apoiada pela nobreza proprietária de terras e pela Igreja Ortodoxa Russa
III- A economia baseava-se na agricultura, sendo que o processo de industrialização iniciado na metade do século XIX, deu-se graças a afluxo de capitais estrangeiros e estatais
IV- A divulgação de concepções comunistas na Rússia influenciadas principalmente por filósofos  como Voltaire e Montesquieu, favoreceu o surgimento de partidos contrários ao regime czarista
a (  ) somente a I, II estão corretas
b (  ) somente II, III estão corretas
c (  ) somente III, IV estão corretas
d (  ) somente I, II, III estão corretas 

e (  ) somente a IV está correta

Respostas:

1 B
2 D
3 C
4 D
5 E
6 B
7 B
8 E
9 A
10 D

Exercícios 8 ano: A Sociedade Mineradora no Brasil

Questão 1 Analise as colunas abaixo sobre a fiscalização da atividade mineradora no Brasil Colônia.
      I - quinto

a) quantia anual fixa de cerca de 30 arrobas.

     II - finta

b) cobrança dos impostos em atraso ou de um imposto extraordinário.

   III - sistema de captação

c) taxa de 20% cobrada sobre o total minerado de ouro, prata e diamantes

     IV - derrama

d) cobrança que incidia sobre cada um dos escravos que eram propriedade do minerador

I - quinto

Indique a alternativa que assinala corretamente a correlação entre as duas colunas, a da esquerda, que indica o nome dos impostos, e a da direita, que define cada um desses impostos.
a) I-d; II-c III-b; IV-a.
b) I-d; II-a; III-b; IV-c.
c) I-c; II-a; III-d; IV-b.
d) I-b; II-a; III-d; IV-c.

Questão 2 Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:
I - A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente.
II - A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras, o declínio da mineração foi sistematicamente respondida com o aumento de impostos e enrijecimento da fiscalização lusitana.
III - Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.

Questão 3 A exploração da atividade mineradora e sua fiscalização na região de Minas Gerais geraram algumas revoltas da população contra a administração portuguesa. Qual das alternativas abaixo indica uma revolta que não se refere à atividade mineradora?

a) Revolta de Felipe dos Santos.
b) Revolta de Vila Rica.
c) Inconfidência Mineira
d) Revolta da Chibata
e) Guerra dos Emboabas.

Questão 4 Portugal exerceu sobre a exploração do ouro controle maior do que aquele exercido no açúcar criando mecanismos de controle e fiscalização. Associe as colunas:
    1-                   Capitação
    2-                   Derrama
    3-                   Quinto
    4-                   Casa de Fundição
  (     )    20% do ouro extraído nas minas.
  (     )    local onde o ouro em pó era transformado em ouro em barras.
  (     )    local onde se gravava o selo real no ouro.
  (     )    punição caso não se conseguisse arrecadar cem arrobas de ouro na região.
  (     )    imposto cobrado de acordo com a quantidade de escravos que trabalhavam nas minas
A)      4 – 4 – 3 - 1 – 2
B)      3 – 4 – 3 - 2 – 1
C)      2 – 4 – 4 – 3 – 1
D)      3 – 4 – 4 – 2 – 1
E)      1 – 3 – 4 – 2 - 1

Questão 5 Antunes voltou ao capão e transmitiu a seus companheiros as promessas de Bento. Os paulistas saíram dos matos aos poucos, depondo as armas. Muitos não passavam de meninos; outros eram bastante velhos. Sujos, magros, cambaleavam, apoiavam-se em seus companheiros. Estendiam a mão, ajoelhados, suplicando por água e comida. Bento fez com que os paulistas se reunissem numa clareira para receber água e comida. Os emboabas saíram da circunvalação, formando-se em torno dos prisioneiros. Bento deu ordem de fogo. Os paulistas que não morreram pelos tiros foram sacrificados a golpes de espada.  (Ana Miranda, "O retrato do rei")
O texto trata do chamado Capão da Traição, episódio que faz parte da Guerra dos Emboabas, que se constituiu

A)      em um conflito opondo paulistas e forasteiros, principalmente portugueses, pelo controle das áreas de mineração e tensões relacionadas com o comércio e a especulação de artigos de consumo como a carne de gado, controlada pelos forasteiros.
B)      em uma rebelião envolvendo senhores de minas de regiões distantes dos maiores centros - como Vila Rica - que não aceitavam a legislação portuguesa referente à distribuição das datas e a cobrança do dízimo.
C)      no primeiro movimento colonial organizado que tinha como principal objetivo separar a região das Minas Gerais do domínio do Rio de Janeiro, assim como da metrópole portuguesa, e que teve a participação de escravos.
D)      no mais importante movimento nativista da segunda metade do século XVIII, que envolveu índios cativos, escravos africanos e pequenos mineradores e faiscadores contra a criação das Casas de Fundição.
E)      na primeira rebelião ligada aos princípios do liberalismo, pois defendia reformas nas práticas coloniais e exigia que qualquer aumento nos tributos tivesse a garantia de representação política para os colonos.

Questão 6  A mudança da capital, em 1763, da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro reflete:
(a) O desejo da coroa portuguesa de reduzir seu controle sobre a região das minas.
(b) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Nordeste açucareiro para a região mineradora, incluindo o Rio de Janeiro.
(c) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Sul para o Norte.
(d) A decadência da economia mineradora e a ascensão do açúcar
.
Questão 7  Observe a imagem:


Ela se refere a expressão “Santo do pau oco”. Na época da mineração, podemos dizer que
(a) a expressão “santo do pau oco” deriva do contrabando de ouro feito no interior de estátuas de santos.
(b) as pessoas utilizavam o santo oco para ficar mais leves, pois a madeira pesava.
(c) não se tratava de contrabando, e sim da fé religiosa da época.
(d) os portugueses utilizavam os santos do pau oco para levar o ouro arrecadado dos impostos.

Questão 8 Comentando a Guerra dos Emboabas (1709), o historiador Antônio Sérgio escreveu: "Cedo no Brasil se buscaram as minas. Para isso se organizavam expedições (bandeiras) que se internavam pelo sertão. Enfim, a descoberta fez-se e a notícia atraiu muita gente. Os habitantes de São Paulo consideravam como inimigos todos os que pretendiam, como eles, enriquecer com o ouro". (adaptado de Antônio Sérgio, BREVE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL)

a) Quem eram os emboabas e por que os paulistas entraram em guerra contra eles?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Explique as transformações econômicas que a mineração provocou no Brasil.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOA SORTE !

Respostas:

1  C
2  D
3.  D
4  D
5  A
6  B
7  A
8 a) Eram forasteiros. Os paulistas entraram em conflito com eles devido à disputa pela posse das áreas mineradoras
  b) Fluxo imigrante, urbanização, desenvolvimento do comércio  interno, transferência do eixo econômico para o centro, transferência da capital, Salvador para o Rio de Janeiro, surgimento de vilas e cidades (núcleos urbanos)