logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

exercício sobre conflitos étnicos ou territoriais


1. Povo de maioria muçulmana, ocupando trechos de vários países e que, no início do ano de 2003, foi envolvido na Guerra do Iraque.
Esse povo constitui hoje o maior grupo étnico - cerca de 24 milhões de pessoas - sem Estado no mundo. Reivindica a formação de seu próprio país.
Trata-se dos:
a) bascos.
b) curdos.
c) tchetchenos.
d) albaneses.
e) bósnios.

2.  Nos últimos anos, o fim do regime socialista em um país europeu provocou também a sua desintegração territorial, resultando em conflitos entre as nações ali presentes. É o caso do território anteriormente denominado
a) Polônia.
b) Alemanha.
c) Finlândia.
d) Áustria.
e) Iugoslávia.

3. Este país foi criado numa região da Europa, chamada Bálcãs, após a Primeira Guerra Mundial. Territorialmente, foi organizado em seis repúblicas, que abrigavam as etnias majoritárias. Trata-se, portanto da:
a) Hungria                                
b) Sérvia                                           
c) Letônia
d) Iugoslávia
e) Eslovênia

4. Responder à questão com base no texto abaixo, referente a um foco de tensão na Europa.

"O IRA nasceu na primeira Guerra Mundial. Nos anos 60, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa".

A referida organização está relacionada com a situação política da
a) Alemanha.
b) Irlanda do Norte.
c) Itália.
d) Inglaterra.
e) Espanha.

5.  País situado no noroeste da Europa faz parte de um arquipélago no Oceano Atlântico. O que chama a atenção sobre esse país é o antagonismo religioso que o transformou numa das áreas de permanente tensão na Europa Ocidental.
A informação acima refere-se à/ao
a) Escócia.
b) República da Irlanda.
c) Inglaterra.
d) Irlanda do Norte.
e) País de Gales.

6. Uma longa rivalidade separa ingleses e irlandeses, católicos e protestantes, separatistas e unionistas nas Ilhas Britânicas.
Mais do que o Canal do Norte, o ódio tem afastado as Ilhas da Irlanda e da Grã Bretanha. Ainda assim, apesar dos conflitos entre os próprios irlandeses, a parte da Ilha da Irlanda que se mantém atrelada oficialmente ao Reino Unido, chama-se
a) República da Irlanda.
b) Eire.
c) Irlanda do Norte.
d) Escócia.
e) País de Gales.

7.  A República da Irlanda e a Irlanda do Norte estão localizadas na ilha da Irlanda, situada a oeste da ilha da Grã-Bretanha. A Irlanda do Norte é citada com freqüência na mídia internacional devido à violência que envolve paramilitares unionistas e grupos armados católicos.
Associe os territórios citados na coluna 1 com as cinco características da coluna 2.

Coluna 1
1 - República da Irlanda
2 - Irlanda do Norte

Coluna 2
(     ) É conhecida por Ulster.
(     ) Tem maioria católica.
(     ) Pertence ao Reino Unido.
(     ) Tem maioria protestante.
(     ) É conhecida por Eire.

A seqüência numérica correta, na coluna da direita, de cima para baixo, é
a) 1 - 1 - 2 - 2 - 1.
b) 1 - 2 - 1 - 1 - 2.
c) 2 - 1 - 2 - 2 - 1.
d) 2 - 2 - 1 - 1 - 1.
e) 2 - 1 - 1 - 2 - 1.

8. A idéia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do Partido Nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes desta região foram proibidos de ensinar sua língua ("euskara") nas escolas e de usar a bandeira com as cores do país.

Esta afirmativa refere-se
a) à questão basca.
b) à questão irlandesa.
c) aos conflitos da caxemira.
d) aos conflitos dos curdistãos.

9. A desagregação da União Soviética levou ao ressurgimento de lutas nacionalistas dentro do território. A onda de atentados terroristas na Rússia no segundo semestre de 1999 reascendeu um conflito entre o país e um pequeno território que luta pela sua independência. Esse território, que vem sendo atacado sistematicamente pelo governo russo é o (a):
a) Bósnia
b) Tchetchênia
c) Sérvia
d) Kosovo
e) Arzebaidjão

10. Antiga possessão portuguesa, foi incorporada pela Indonésia e, até hoje, luta pela independência. Neste processo de luta destacaram-se dois líderes que, recentemente, receberam o Prêmio Nobel da Paz - José Ramos-Horta e o bispo Carlos Filipe Ximenes Belo. Estamos falando do(a):
a) Bali
b) Java
c) Cantão
d) Timor Leste
e) Macau

11. A Índia, desde 1947, vem se defrontando com diversas ameaças à sua unidade nacional. Uma dessas ameaças é a reivindicação de parte de seu território por um país asiático.
Esse país é
a) o Nepal, que reivindica a região de Caxemira.
b) o Cazaquistão, que reivindica a região de Thanjavur.
c) o Afeganistão, que reivindica a região de Caxemira.
d) o Paquistão, que reivindica a região de Caxemira.
e) o Tadjiquistão, que reivindica a região de Kanpur.

12. O território em destaque no mapa - a Caxemira - tem sido alvo de disputas políticas e ações militares, envolvendo estados nacionais na Ásia Ocidental.


Assinale a opção que faz referência a uma causa desses confrontos.

a) O crescimento da religião budista na Caxemira potencializou um forte movimento que contesta o domínio hindu na região. Esse movimento recebe a solidariedade diplomática e a proteção do exército do Nepal.
b) A Caxemira, de maioria hindu e bengali, reclama sua autonomia diante do controle territorial exercido pelo Paquistão, reivindicação que recebe o apoio político e militar da índia.
c) A presença de grandes jazidas de carvão e de petróleo são os elementos principais que estabelecem a disputa pelo controle territorial da Caxemira entre a Índia e a China.
d) Por tratar-se de uma região fronteiriça entre países com regimes políticos e religiões muito diferentes, a Caxemira tornou-se um palco permanente de tensões e confrontos entre o Paquistão e a China.
e) O controle da Caxemira, historicamente exercido pela Índia, é contestado pela maioria muçulmana. Por outro lado, o Paquistão, ao apoiar os grupos islâmicos separatistas, reivindica a sua anexação territorial.

13. "Assim que o inverno começou a ceder e as geleiras se derreteram nas grandes altitudes do Himalaia (...) na região da Caxemira ressuscitou o espectro da guerra nuclear."
                   ("VEJA", ano 32, nŽ 22, 02/6/99.)

Os dois principais países que sobrevivem em um cenário de miséria e superpopulação e que, por reivindicarem a região da Caxemira, despertam o temor de hecatombe nuclear, são:
a) Nepal e Butão.
b) Irã e Afeganistão.
c) Índia e Paquistão.
d) Bangladesh e Afeganistão.
e) Irã e Iraque.

14. Observe o mapa apresentado a seguir.


A área representada no mapa foi politicamente unida, apesar de algumas tribos organizadas em principados terem experimentado autonomia ao longo de sua história. Entretanto está área não constitui um país, sendo o Iraque o único a reconhecer a existência da etnia, mesmo que sua constituição não permita a autonomia da região.

A região descrita e assinalada no mapa tem sua população constituída, principalmente, por
a) otomanos.
b) turco-otomanos.
c) árabes puros.
d) fundamentalistas islâmicos.
e) curdos.

15.  "É uma região estratégica em nível mundial. Nos conflitos regionais, destacam-se os confrontos entre árabes e judeus, acirrados com a criação do Estado de Israel. Para conquistar uma nação independente, os palestinos têm adotado táticas diversas, que vão das negociações diplomáticas às ações armadas."

Assinale a região que corresponde ao texto:
a) Europa Oriental
b) África Ocidental
c) Oriente Médio
d) Sudeste Asiático
e) Índia, Israel e Paquistão

16.Constituem a maior nação sem estado do planeta, habitando terras montanhosas situadas entra Turquia, Irã, Iraque, Síria e Armênia - região com abundantes reservas petrolíferas. Facções desse povo que habitam o Iraque beneficiaram-se com a invasão norte-americana em 2003 e recentemente participaram da formação do novo governo iraquiano, cujo novo presidente é um representante desse povo.

As afirmativas acima referem-se aos:
a) sunitas.
b) bascos.
c) palestinos.
d) curdos.
e) tchetchenos.

17. Responda a questão com base nas informações referentes a um dos espaços mais conflituosos do mundo.

"Tornou-se Estado em 1948, ampliando o seu território no ano seguinte. Chegou a incorporar a Faixa de Gaza na década de 60, devolvendo-a oficialmente em 2005."

O país a que o texto se refere é:
a) Palestina.
b) Afeganistão.
c) Eritréia.
d) Síria.
e) Israel.

18. No exemplar da revista "Época" publicado em 12/4/99, lê-se:

"Após a guerra Irã-Iraque (1980-88), 2,5 milhões fugiram do Iraque para o Irã e a Turquia, onde também enfrentam perseguições."

O texto se refere aos
a) afegãos.
b) sérvios.
c) palestinos.
d) curdos.


19. Região de caráter estratégico em termos mundiais. Nos conflitos regionais, chamam a atenção os confrontos entre árabes e judeus, agravados com a criação do Estado de Israel, em 1948.
Para conquistar sua independência, os palestinos têm adotado medidas variadas, que vão das medidas diplomáticas até as ações armadas.
SCALZARETTO, R. Geografia Geral: nova geopolítica. São Paulo: Scipione. 1996. Cap. 8.

A região que corresponde à referida no texto é
a) o Paquistão e Israel.
b) a Europa e o Leste Asiático.
c) o Irã e o Iraque.
d) a África Subsaariana.
e) o Oriente Médio.

20. Constitui-se como um conflito, pois envolve uma nação cuja população se encontra distribuída por seis países. Forma a maior nação do mundo sem Estado.

O enunciado refere-se
a) à questão Curda.
b) aos conflitos da Caxemira.
c) aos conflitos na Chechênia.
d) à questão Basca.





Um comentário: