logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Resumo: AS EMPRESAS GLOBAIS E COMÉRCIO MUNDIAL

AS EMPRESAS GLOBAIS

A globalização permitiu expandir e consolidar a influencia das empresas transnacionais na economia global. A expansão e a consolidação das transnacionais ocorreram principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Foi quando as empresas passaram a investir em alguns países subdesenvolvidos onde encontravam matéria-prima e mão de-obra barata, sistema fiscal favorável e outras vantagens.
Algumas das empresas globais chegam a ter um faturamento anual maior que o Produto Interno Bruto de muitos países, como no caso da rede WAL-MART em 2009, que superou o Produto Interno Bruto da Noruega. Os países pobres tentam atrair os investimentos das transnacionais para possibilitar empregos internos.

As cinco maiores multinacionais do planeta (2006)
1-Wal- Mart (EUA)
2-Exxon Mobil (EUA)
3-Royal Dutch Shell (Holanda)
4-British Petroleum (Reino Unido)
5-Toyota (Japão)
varejo
petróleo
petróleo
petróleo
automóveis

A atual pratica das empresas globais é a cooperação entre elas, por meio de práticas como:

Monopólio Absoluto controle do mercado por uma única empresa (Petróleo, energia, Software, Editor de Texto, planilhas, etc.).

Oligopólios Empresas ou grupos de pessoas que controlam o mercado consumidor (Cartéis, Trustes e Holdings). Pode ser com produto homogêneo (alumínio, cimento); com produto diferenciado (automóveis). Em longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão.

Os Oligopólios são definidos de duas formas:

1. Pequeno nº de empresas no setor. Ex. Indústria  automobilística.
2. Pequeno nº de empresas domina um setor com muitas empresas. Ex.: Brahma e Antártica.
         No oligopólio, assim como no monopólio, há barreiras para a entrada de novas empresas no setor.

Principais tipos de oligopólios

Truste – consiste na fusão de empresas para dominar determinado produto ou serviço no mercado global. Exemplo: Colgate-Palmolive (produtos de higiene), Time-warner (telecomunicação). Ex.: Brahma e Antártica se juntaram fundando a AMBEV.

Holding- empresa criada para administrar várias outras. A holding tem a maioria das ações do grupo de empresas que administra. Ex: as gigantes japonesas Mitsui e Mitsubishi, a LG, a Coca-Cola.

Cartel – Associação ou combinação entre empresas do mesmo seguimento para garantir o controle da produção e dos preços. Ex: a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) formada para definir a oferta, a demanda e o preço de combustíveis no mercado mundial.
O cartel fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre as empresas.

Conglomerado – quando uma empresa passa a produzir produtos de diferentes seguimentos, passando a dominar o mercado de vários produtos. Ex: LG, que fabrica uma grande variedade de produtos: desde celulares, notebooks e televisores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos. 
A maioria dos Conglomerados são conhecidaO como holdings.



COMÉRCIO MUNDIAL

Comércio mundial refere-se à troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. (Produto Interno Bruto)
A economia mundial tem sofrido grandes transformações nos últimos anos. O comércio internacional intensifica-se a cada ano, a velocidade com que as trocas se realizam é cada vez mais acelerada. Exportação x Importação A Balança comercial representa as importações e exportações de bens entre os países.

Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. 

Importação - É o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

Exportação - a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem.

Alfândega ou aduana - É uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias em um país.

Taxa alfandegária - São impostos cobrados pelo governo de todos os países sobre produtos importados.

Déficit Quando um país importa de ourto mais do que exporta, dizemos que o país teve um déficit na balança comercial. Superávit Quando um país exporta mais para outro mais do que importa, houve um superávit, ou seja, a balança comercial foi favorável.
Atualmente a troca de bens e serviços é feita de forma regional na forma de blocos econômicos formada por paíse vizinhos favorecendo o crescimento regional.

è  USA Japão e os países da Europa Ocidental, embora possuam 15% da população do mundo, respondem por 70% do Comercio Internacional.

Principais Polos Político-econômicos e áreas de Influencia
1
EUA
Área de Influencia - América
2
União Europeia
Área de influencia – Europa e África
3
Japão
Área de influencia – Extremo Oriente Oceania, e Sudeste Asiático.














A OMC foi fundada em 1995, inclui 184 países e está sediada em Genebra, na Suíça. A OMC tem sido utilizada para promover uma extensa série de políticas relativas ao comércio, investimentos e desregulamentações que exacerbam a desigualdade entre o Norte e o Sul, e entre os ricos e pobres dentro dos países. A OMC coopera com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com o Banco Mundial com fito de alcançar uma coerência na política econômica global.
 Para ser aceita, a entrada de um novo país membro na OMC o país deverá contar com a aprovação de 2/3 da maioria da Conferência Ministerial dos membros da OMC.

Subsídios – entende-se como subsídio o auxílio oficial (governo), de ordem financeira, comercial, cambial ou fiscal, concedido a exportador ou a grupo de exportadores em determinada área geográfica (país), causando dano ou ameaça de dano à indústria nacional do país importador. EUA maior vilão dos subsídios, prejudicando os países em desenvolvimento.

Dumping – entende-se por dumping a venda de um produto para exportação por preço inferior ao praticado no mercado mundial, causando dano ou ameaça de dano à indústria nacional do país importador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário