O MUNDO APÓS 1945 - A GUERRA FRIA
1. CONCEITO: Período de confronto ideológico entre EUA e URRS pela liderança econômica, política e militar que durou quase cinco décadas.
2. CONTEXTO Final da Segunda Guerra Mundial; enfraquecimento das grandes potências europeias e emergência de duas grandes potências; EUA e URSS saem vencedores do conflito e iriam disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo; As duas potências tentariam implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
3. FATOS INICIAIS Agosto de 1945 - Explosão nuclear americana sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki; (11 de março de 1947 - Doutrina Truman que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo). Ficou clara a existência de uma guerra ideológica; outubro 1949 - Divisão da Alemanha em dois Estados.
4. ACORDOS E TRATADOS 1949 - EUA = Plano Marshall: ajuda econômica para reconstrução da Europa e Japão, barrar o avanço comunista; 1949 – EUA = OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): aliança militar capitalista criada para conter o avanço do “comunismo”, com sede em Bruxelas na Bélgica; 1949 - URSS COMECON: auxílio econômico mútuo, coordenado pela URSS, entre os Estados de economia planificada (socialista); 1955 – URSS = Pacto de Varsóvia: aliança militar dos países socialistas, criada em reação a OTAN, que possuía sua sede em Varsóvia na Polônia. 1951 – EUA =Pacto de Segurança Coletiva (ANZUS) entre EUA, Austrália e Nova Zelândia.
5. EXPRESSÕES USADAS “Corrida “armamentista”; “Corrida espacial”; ‘‘Guerra nas estrelas”; “Cortina de ferro”; “paz armada”; “equilíbrio do terror”; “caça às bruxas” (Machartismo)
6. CORRIDA ARMAMENTISTA 1945 – EUA = bomba atômica; 1949 – URSS = bomba atômica; 1952 – EUA = bomba de Hidrogênio; 1953 - URSS = bomba de Hidrogênio.
7. CORRIDA ESPACIAL 1957 – URSS = 1° satélite artificial no espaço (Sputnik), 1° ser vivo (cachorrinha Laika); 1958 – EUA = 1º satélite artificial E X P L O R E R; 1961 – URSS = 1° homem no espaço (Yuri Gagarin); 1969 – EUA = chegada do homem à lua (Apolo XI).
8. ACONTECIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS 1947 - Independência da Índia. Líderes: Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru; 1947- A ONU adota um Plano para a divisão da Palestina: Palestina (Estado árabe-muçulmano) e Israel (Estado judeu); 1948 a 1973 - Confrontos árabe-israelenses; 1973 – Choque do petróleo; 1948 - Criação da OEA (Organização dos Estados Americanos), pelo Acordo de Bogotá; 1949 - Revolução Chinesa; 1950 - Guerra da Coréia; 1955 - Conferência dos Países não Alinhados em Bandung (Indonésia) surge o Bloco do Terceiro Mundo; 1959 - Revolução Cubana; 1961 – invasão de Cuba que se alinhou a URSS e declarou-se socialista; 1961 - Construção do Muro de Berlim; 1962 - A Crise do Mísseis: a URSS decide instalar mísseis nucleares em território cubano, os EUA promovem um Bloqueio Naval a Cuba; 1962 - Cuba é excluída da OEA; 1962 - Independência da Argélia da França; 1964 - Guerra do Vietnã; 1964 - Instalação de Ditaduras Militares pró EUA na América Latina; 1973: Golpe militar no Chile; 1974 - Revolução dos Cravos em Portugal; 1978 - Golpe de Estado no Afeganistão que leva os socialistas, apoiados pela URSS, ao poder; 1979 - Revolução Islâmica no Irã; 1979 - A URSS intervém militarmente nos Afeganistão.
9. FATOS QUE LEVARAM AO FIM DA GUERRA FRIA: 1985 - Mikhail Gorbatchev é eleito na URSS: (Perestroika – abertura econômica. Glasnost – transparência nas ações governamentais); 1989 - Queda do Muro de Berlim e em 1990 a reunificação das Alemanhas; 1991 - Fim da URSS e criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).
Respostas :
1 E
Exercícios
1) (Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética. O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
1) (Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética. O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
2) (ADVISE 2009)“A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”. A afirmação de Thomas Hobbes (1588 – 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:
a) A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.
b) O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.
c) A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.
d) A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 – 1951).
e) A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.
3) Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria também conhecida como EQUILÍBRIO DO TERROR, quando se verificou a equivalência de forças altamente destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com consequências para o mundo, dentre as quais destaca-se:
a) a divisão da Europa em duas esferas de influências políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa Oriental-socialista, aliada da União Soviética e a Europa Ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos.
b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra e a Rússia, que domina os países da Europa Oriental.
c) um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências.
d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial.
e) o Reino Unido capitalista que reforça a sua posição como grande potência sobre os demais países da Europa, por seu grande poder bélico.
4) (Uerj 2010) Os monumentos da cidade vão permanecer como leões nas areias do deserto Desafiando o destino e quando os muros forem derrubados com estrondo A queda vai ecoar Para o testemunho de toda Europa GOTTFRIED BENN In: Folha de São Paulo, 16/11/1989 Próxima às ruínas do Muro de Berlim, está preservada uma placa com o seguinte aviso em inglês, russo, francês e alemão: “Você está deixando o setor americano”. Adaptado de O Globo,19/03/2009 Em 2009, comemoram-se na Alemanha vinte anos da derrubada do Muro de Berlim. Sua construção, em 1961, esteve relacionada à:
a) divisão étnica da cidade
b) crise dos regimes democráticos europeus
c) bipolaridade das relações internacionais
d) reação nacionalista à influência estrangeira
5) (Aman) 2013) Espesso e perigoso, o Muro de Berlim separou bairros, cortou cemitérios ao meio e fechou entradas de igrejas. Existiu por 28 anos, durante os quais se estima que 125 pessoas morreram ao tentar transpô-lo. Sobre o Muro de Berlim, é correto afirmar que:
a) na noite de 29 de novembro de 1947, o governo da Alemanha Oriental conduziu sua construção.
b) apesar de todo o aparato de segurança que ele continha, não impediu a fuga em massa de seus cidadãos.
c) tornou-se o maior símbolo da Guerra Fria, pois dividia uma cidade nos dois sistemas econômico-ideológicos existentes.
d) por ocasião do bloqueio ocorrido à cidade de Berlim (junho de 1948 a maio de 1949), seus acessos foram fechados.
e) sua construção foi motivada pela fuga de alemães ocidentais para o Leste europeu, através de Berlim Oriental.
6)(Uerj2009) O uso da energia nuclear ainda é considerado uma opção polêmica. Pela análise do gráfico, pode-se identificar o período em que os investimentos nessa forma de gerar energia alcançaram o seu auge. As duas conjunturas que explicam os altos investimentos nesse período são:
a) política da Detente e crise ambiental
b) integração europeia e Guerra do Golfo
c) crise do petróleo e corrida armamentista
d) enfraquecimento da OPEP e Guerra Fria
7) (Aman) 2013) “Na política externa a aproximação com as potências ocidentais praticamente determinou o fim da Guerra Fria, trazendo desdobramentos como a queda do Muro de Berlim e a derrubada – pacífica ou violenta – dos ditadores na Europa Oriental [...] A Alemanha Oriental foi finalmente reunida à sua parte Ocidental, formando um só país”. Com base nas informações do fragmento, é correto concluir que o autor se refere a (à).
a) unificação do Estado alemão, em 1871.
b) política externa adotada pela Rússia logo após a revolução bolchevique.
c) algumas consequências das medidas liberalizantes adotadas na União Soviética na década de 1980. d) formação do COMECOM reunindo as principais economias da Europa Oriental aos Estados Unidos, na década de 1940.
e) algumas consequências do Plano Marshall adotado na década de 1940 para recuperar a economia europeia.
8) A Segunda Guerra Mundial intensificou o processo de descolonização e independência dos países asiáticos e africanos e muitos deles tornaram-se socialistas. Os aliados também dividiram a Alemanha em zonas de ocupação: soviética, francesa, inglesa e americana. Mais tarde, a zona soviética transformou-se na República Democrática Alemã, também socialista. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o pós-guerra, pode-se afirmar:
(01) A referida descolonização no continente africano propiciou a integração dos novos países como parceiros no processo de expansão do capitalismo internacional.
(02) O processo de descolonização, nos países asiáticos, assumiu o caráter de não-violência e desobediência pacífica, preconizado por Mahatma Ghandi.
(04) A presença da URSS na partilha do território alemão decorreu do fato de os soviéticos terem participado, como aliados, da vitória das democracias contra o Eixo, formado pela Alemanha, Itália e seus aliados.
(08) A construção do muro de Berlim (1961) decorreu do aprofundamento dos confrontos de interesses entre Estados Unidos juntamente com a Europa versus URSS, no contexto da Guerra Fria.
(16) A política da Perestroika e da Glasnost, instalada na URSS durante o governo de Mikhail Gorbachev, relaciona-se com o esfacelamento do sistema socialista no Leste Europeu.
(32) O desmembramento da antiga União Soviética propiciou o surgimento de movimentos nacionalistas nas repúblicas do Leste Europeu, resultando no reordenamento das fronteiras políticas naquela região.
O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade,
23) Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?
9) Em qual contexto histórico
surgiu a Guerra Fria?
A - No final da 1ª Guerra
Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para quase todos os países da
América.
B - No momento seguinte
ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e União Soviética entraram
em disputa mundial pela hegemonia militar, política e econômica.
C - No final da década de
1980, com a crise do socialismo no leste europeu.
D - No começo do século
XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da União Soviética e dos
Estados Unidos.
10) Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda
Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas
político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países
protagonistas da Guerra Fria são:
a) Estados Unidos e
Japão.
b) Inglaterra e União
Soviética.
c) União Soviética e
Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União
Soviética
11) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar
um tipo de política externa decorrente da:
a) Polarização do mundo
em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo
em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo
em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo
em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a
Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e) A disputa das áreas
árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial
12) Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica
internacional que expressou o(a):
a) conflito político e ideológico entre a União
Soviética e os Estados Unidos.
b) supremacia política e militar da Europa
Ocidental.
c) subordinação neocolonial dos países árabes e
da América Latina.
d) liderança política mundial da China
Comunista através de sua participação na ONU.
e) hegemonia econômica mundial das ex-nações
imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.
13) Qual das alternativas abaixo
explica melhor a expressão "Guerra Fria".
A - Guerra entre EUA e
URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima frio.
B - Guerra ocorrida na
década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu uso de armas nucleares.
C - Disputa ideológica
entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS (socialismo) sem guerras de
fato, ou seja, sem embate militar direto entre os dois países.
D - Disputa ideológica
entre Alemanha e Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.
14) Os 45 anos que vão do lançamento das
bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo
único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como
divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste
período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar
que o dominou até a queda da União Soviética. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida
armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira
Guerra Mundial.
b) domínio
dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque
ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos
1930.
d) disputa
pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais,
como a China e o Japão.
e) constante
confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
15) foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz
era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de
capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da
destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos
tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito
generalizado seria, com certeza, o último..."
O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade,
a) identifica as tensões internacionais durante
a Revolução Russa.
b) ilustra as relações americano-soviéticas
durante a Guerra Fria.
c) caracteriza o panorama mundial durante a
Guerra do Golfo Pérsico.
d) revela o perigo da corrida armamentista
durante a Revolução Chinesa.
e) explica os movimentos pacifistas no Leste
Europeu durante a Guerra do Vietnã.
16)
Os quadrinhos fazem uma crítica
com relação ao período da Guerra Fria, quando a bipolaridade Estados Unidos X
União Soviética; e capitalismo X socialismo foi predominante no cenário
geopolítico internacional. Acerca desse momento histórico, julgue os itens a
seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.
0. ( ) A
Segunda Guerra Mundial trouxe a hegemonia do império americano no campo
econômico, no militar e no político, uma vez que o dólar passou a ser a moeda
universal e os Estados Unidos o grande credor do mundo ocidental.
1. ( ) Ao
impedir o avanço do comunismo no mundo durante a Guerra Fria, os Estados Unidos
atuaram sempre no sentido da frase expressa nos quadrinhos: “Eu serei o
destemido americano defensor da liberdade e da democracia”.
2. ( ) O
expansionismo dos Estados Unidos é anterior à Guerra Fria. A conquista de
territórios na porção ocidental das iniciais treze colônias, após a
independência da coroa britânica, é um exemplo desse fato.
3. ( ) A
criação do estado de Israel amenizou os conflitos durante o período da Guerra
Fria, uma vez que, finalmente, o povo judeu passou a ter o seu território,
vendo o seu país constituído internacionalmente.
4. ( )
Após a queda do muro de Berlim, o mundo assiste ao final da Guerra Fria e, com
ele, à paz entre os diferentes povos, o que, na atualidade, é um fato marcante.
A
SEQUENCIA CORRETA É:
a)V-F-V-F-F
b)V-V-F-F-F
c)F-F-V-F-F
d)V-F-V-F-V
17) Quais os dois blocos
militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?
A - OTAN
- Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados
Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética).
B - OTAN
- Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados
Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).
C - Pacto de
Varsóvia (liderada pela União Soviética) e Tríplice Aliança (liderada pela
Alemanha)
D - Tríplice Entende
(liderada pelo Reino Unido) e OTAN - Organização do Tratado do Atlântico
Norte (liderada pelos Estados Unidos)
18) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra
Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a
formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do
bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão
presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão
histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia
pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão européia ficou conhecida como:
a) Cortina de Ferro
b) Murro de Berlin
c) União Européia
d) Convenção de Ramsar
19) Considere
as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União
Soviética.
I
- Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada”, no caso de uma
guerra aberta entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre
eles.
II - Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década.
III - Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.
II - Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década.
III - Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.
Quais
estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
20) É lógico que
os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao
poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política
nem garantia de paz." (Plano Marshall). Esse plano:
a) assegurava a penetração de
capitais norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte
oriental.
b) garantia, aos norte-americanos, o
retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus
interesses internos.
c) pretendia deter as ameaças
soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era
vital para as economias ocidentais.
d) era um instrumento decisivo na luta contra o
avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra.
e) representava uma tomada da
tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América
Latina.
21) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo
econômico como técnico. Um dos melhores exemplos dessa transformação é o:
a) desenvolvimento da política espacial,
representada pela 1ª viagem em torno da Terra por
Gagarin.
b) desenvolvimento da indústria cinematográfica
e das teorias em torno da fusão nuclear.
c) desenvolvimento da indústria automobilística
e o incremento do sistema industrial privado.
d) crescimento do mercado interno, com o
desenvolvimento de novas técnicas de cultivo agrícola e aumento de salários.
e) crescimento da produção agrícola em função
do fim da intervenção do Estado no setor e de técnicas administrativas
americana
22) Em 24 de outubro de 2009, chefes de Estado,
reunidos em Nova Yorque, comemoraram o 64° aniversário da Organização das
Nações Unidas - ONU. O que representa essa organização?
a) Uma associação dos
países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
b) A vitória da Liga das
Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c) O fim da Guerra
Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
d) A descolonização da
América e da África e o respectivo engajamento político dos dois continentes.
e) Uma força internacional
acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da
igualdade povos.
23) Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?
A - O Muro de Berlim foi
construído na década de 1940 para impedir a invasão da capital alemã pelo
exército aliado.
B - A Muro de Berlim foi
uma linha imaginária para dividir as duas Alemanhas (uma socialista e outra
capitalista).
C - Em 1961 foi
construído o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma
capitalista e outra socialista.
D - O Muro de Berlim foi
construído, com financiamento soviética, ao redor da cidade para proteger a
capital alemã da influência capitalista.
24) A Guerra Fria provocou a
bipolarização ideológica da civilização durante boa parte do século XX. Apesar
da influência maior concentrar-se no campo ideológico, outras áreas como o
esporte e a aeroespacial sofreram interferência da Guerra Fria e serviram de cenário
para as superpotências destilarem suas vaidades diante do mundo. Contudo foi no
campo político e militar que indiretamente EUA e URSS confrontaram-se
perigosamente em diversos momentos. Assinale a única alternativa que
corresponde a seqüência correta relacionada aos conflitos indiretos entre EUA e
URSS.
a-(
) Revolução Cubana
b-( ) Golpe Militar de 64 no Brasil
c-( ) Guerra do Vietnã
d-( )
Guerra do Golfo
e-( ) Guerra da Coréia.
a)VVVVF
b)
VFVFV.
c)
VVVVV.
d)
FFFFV.
e)
VVVFV.
Respostas :
1 E
2 D
3 A
4 C
5 C
6 C
7 C
8 04 + 02 + 08 + 16 + 32 = 60
Merkur - Design, Info, and Analysis | DECCASINO
ResponderExcluirFind out 바카라사이트 how to install the Merkur HD Classic 2.4.1 Android.apk or iOS apk, 카지노 or use Merkur - Design, Info, and Analysis. Merkur is 메리트 카지노 an online casino that accepts