logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

domingo, 21 de julho de 2013

resumo: OS MOVIMENTOS DA TERRA e CARTOGRAFIA

OS MOVIMENTOS DA TERRA

Rotação: movimento que a Terra faz em torno do sol e dura 23 horas e 56 minutos. Como consequências da rotação da Terra, temos:

·         Os dias; e as noites.
·         Os fusos horários.

Translação – É o movimento da Terra ao redor do sol e que dura 365 dias e 6 horas. Como consequência desse movimento, temos:

·         As estações do ano;
·         Os equinócios e os solstícios;
·         O ano bissexto (a cada 4 anos → 4 anos X 6h = 24h ou um dia a mais em fevereiro).

Equinócio - (dias iguais), ocorre em 21 de março e 23 de setembro, quando o Sol ilumina igualmente os dois hemisférios.

21 de março – Primavera no Norte; outono no Sul;
23 de setembro – Primavera no Sul; outono no Norte.

Solstício - (Sol quieto), ocorre em 21 de junho e 21 de dezembro, quando um dos hemisférios fica mais iluminado que outro.

21 de junho – Verão no Norte; inverno no Sul;
21 de dezembro – Inverno no Norte; verão no Sul.

CARTOGRAFIA

Arte ou ciência de elaborar mapas ou cartas geográficas.

Projeções Cartográficas - são as maneiras como o globo é projetado em um plano.

Globo – é a representação mais fiel da superfície terrestre.


Projeção Cônica - baseia-se na ideia de colocar uma folha em formato de cone sobre o globo e projetar os paralelos e meridianos. Apresenta profundas distorções de escala.

Projeção Cilíndrica - baseia-se na ideia de colocar uma folha em formato de um cilindro sobre o globo e projetar os paralelos e meridianos. O tipo mais utilizado é a projeção cilíndrica de Mercator (mapa-múndi).Apresenta áreas corretas em suas proporções.

Projeção plana ou Azimutal - baseia-se em desenhar o globo, tendo ao centro os polos ou equador. Apresenta áreas corretas e com distorções pequenas exemplo: Bandeira da ONU.

Coordenadas Geográficas – a utilização da latitude e da longitude para localizar qualquer ponto ou objeto na superfície da Terra.

Latitude – é a distancia em graus de um ponto qualquer da Terra até o equador vai de 0º a 90º Norte e de 0º a 90º Sul.

a)     Próximo ao equador: baixa latitude;
b)    Longe do equador: alta latitude.

Longitude – é a distancia em graus de um ponto qualquer da Terra até Greenwich, vai de 0º a 180º Leste a 180º Oeste. A longitude dá origem aos fusos horários.

Fusos horários – dividindo-se a circunferência da Terra 360º por 24h, temos 15º, ou seja, o Sol ilumina a cada hora, 15º da Terra. São 12 fusos para Oeste e 12 para Leste.

a)     O fuso Oº, fica no Meridiano de Greenwich (o fuso principal da Terra).
b)    Para Oeste (esquerda), as horas diminuem em relação a Greenwich.
c)     Para Leste (direita), as horas aumentam em relação a Greenwich.

Paralelos e Meridianos – linhas imaginárias que formam as coordenadas geográficas.

Paralelos – são linhas imaginarias que cortam a Terra paralelamente ao equador.

a)     O principal paralelo da Terra é o equador;

b)    Os principais paralelos são: Tropico de Câncer, Tropico de Capricórnio, Circulo Polar Ártico e Circulo Polar Antártico.

c)     Os paralelos delimitam as zonas térmicas da Terra.

Meridianos - são linhas imaginárias que cortam a terra verticalmente, de um polo ao outro.
a)     O principal meridiano é o de Greenwich;
b)    Os meridianos delimitam os fusos horários da Terra.


resumo: O BRASIL NO SECULO XXI

O BRASIL NO SECULO XXI

A Primeira década do séc. XXI marcou uma série de transformações estruturais no Brasil, como:

·    Sociais: programas assistencialistas, diminuição do desemprego, valorização do mercado interno, etc.

·    Econômicas: retomada do crescimento econômico; subsídios estatais à produção interna e às exportações; expansão de divisas no exterior, etc.

·         Distribuição etária: nesta última década viu-se uma sensível redução no número de jovens entre 0 e 14 anos (25,5%), enquanto o número de idosos acima de 65 anos aumentou (8,5%).

Mesmo diante da atual crise econômica internacional, o Brasil ainda é um país considerado como “centro adequado de investimentos”;

Mercosul :O Brasil tem obtido o reconhecimento de sua condição de potência regional no Mercosul e caminha para um liderança no continente . Foram necessários apenas 10 anos para o Brasil se tornar o principal parceiro comercial da Argentina, Paraguai e Uruguai. Os comércios do Paraguai e do Uruguai são os que mais dependem do Mercosul, e principalmente das relações comerciais com o Brasil.
                                                            

A Alca (Área de Livre Comércio das Américas), era pra ter sido implantada em 2005, foi adiada para 2007 e continua parada devido à posição contrária do Brasil. Os representantes do Brasil receiam que as economias dos países latino-americanos se tornem reféns da economia americana. Isso significaria que os países latino-americanos venderiam produtos primários e importariam produtos americanos industrializados e de tecnologia.

       Na liderança, o Brasil pretende unir os países latino americanos em uma negociação conjunta com os americanos para a implantação da Alca.

ONU: Desde 2004, o Brasil lidera as tropas de paz da ONU no Haiti e pretende uma cadeira permanente no Conselho de Segurança.

       Com a liderança consolidada na América do Sul, o Brasil procura liderança também no cenário mundial. Em 2003, na reunião da OMC (Organização mundial do Comércio), no México, o Brasil liderou o grupo intitulado G-20.

G-20: Sob a liderança do Brasil o G-20 se constitui em uma nova forma de representação em bloco, baseada na parceria e na cooperação. Nos últimos anos, o Brasil se preocupou em ampliar relações diplomáticas como os países do G-20. As mais importantes foram com a Índia, África do Sul, levando a criar o G-3.


resumo: OS PROBLEMAS DA GLOBALIZAÇÃO

OS PROBLEMAS DA GLOBALIZAÇÃO

Os avanços tecnológicos fizeram da economia uma economia global, onde os valores de produção e consumo se tornaram globais. Porém, a globalização é seletiva, ela não abrange todos os grupos sociais.

·         Concentração generalizada das riquezas; EUA, Japão e U.E. = 20% da população mundial e 75% das riquezas.

·         Aumento vertiginoso da pobreza: 1,5 bilhões vivem com menos de US$ 1,00/dia.

  • Protestos antiglobalização, com aumento do radicalismo por parte das nações subjugadas = TERRORISMO;

·         Aumento da dívida externa dos países “emergentes”;

·         Dependência dos financiadores internacionais: FMI e Banco Mundial;

Com a tecnologia o lucro aumentou, os salários diminuíram e a necessidade de trabalhadores caiu. O desemprego estrutural é maior em países subdesenvolvidos.

Problemas:

- Internet - 400 milhões de usuários – concentrados em países desenvolvidos
- exclusão digital = exclusão social
- hackers, pedofilia, prostituição digital, tráfico de drogas e terrorismo.
- fuga de capital em momentos de instabilidades – políticas do FMI - penalização social
- As multinacionais governam o mundo

- Países ricos protegem grandes conglomerados de empresas

resumo: O SISTEMA CAPITALISTA e O SISTEMA SOCIALISTA

O SISTEMA CAPAITLISTA


Motivos do seu surgimento: a decadência do Feudalismo, com o fim da servidão, o êxodo rural e a urbanização da população.

FASE COMERCIAL - As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Assim, neste período o Capitalismo (Mercantil ou Comercial) estruturava-se a partir da necessidade e do interesse dos europeus em aumentar o mercado. O desenvolvimento do comércio acompanhava a intenção da burguesia de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da descoberta de novas terras e a ampliação dos mercados.

FASE INDUSTRIAL - A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Grã-Bretanha em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. A Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX e início do século XX na Alemanha, EUA, Itália, França e Japão marca o início do processo de crescimento da indústria moderna.

Após a Revolução Industrial o trabalhador passou a seguir o ritmo da máquina. O liberalismo foi uma doutrina política e econômica que defendia a livre concorrência, a livre iniciativa e o direito a propriedade privada. Estado deveria se limitar a apenas duas coisas: cumprir os contratos e garantir a propriedade privada. O liberalismo vigorou até os anos 30, do século XX

 A teoria foi por água abaixo em um dos períodos mais difíceis da economia mundial: a Crise de 29.

A década de 1920 ou simplesmente anos 20 foi o período de tempo entre os anos 1920 e 1929. Conhecido como o período entre - guerras, foi uma época de excepcional prosperidade econômica, na qual os Estados Unidos da América se consolidaram definitivamente como potência mundial. Prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

 Keynesianismo - John Maynard Keynes, em 1926, rompia totalmente com a ideia liberalista do “deixe fazer”,  afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e nas áreas que achasse necessário. Todo o indivíduo teria o direito, a bens e serviços que deveriam ser fornecidos e garantidos através do Estado.

Resposta à Crise

O New Deal (novo acordo), inaugurado por Roosevelt com no início da década de 1930. A intervenção do Estado na Economia com o objetivo de tentar reverter uma depressão e a Crise de 1929. Todo o indivíduo teria o direito, a bens e serviços que deveriam ser fornecidos e garantidos através do Estado. Até os anos 80 o processo produziu 30 anos de crescimento econômico e estava ganhando o confronto com o Liberalismo, modelo em crise.
           
Neoliberalismo
Margaret Thatcher inicia política onde o Estado deixa de ter condições econômicas para sustentar  vários direitos que os cidadãos tinham adquirido ao longo de várias décadas.  A partir daí (1984-85), Margaret Thatcher inicia política -  neoliberalismo, estabelecendo certo limite ao Estado, afirmando que a garantia da liberdade econômica e política estava ameaçada pelo intervencionismo.

Terceira Revolução Industrial (microeletrônica, computadores, telecomunicações – internet - e robótica) modernização tecnológica; prevalência das grandes empresas; sociedade da informação; sociedade em rede; crises econômicas e sociais e marginalização do mundo subdesenvolvido.

          FASE FINACEIRA - No inicio (até séc. XIX) quanto mais empresas menores eram os preços (concorrência). Em segundo momento MONOPOLIZAÇÃO na produção de alguns produtos. Atualmente a fusão de grandes empresas ameaça o bolso da população mundial. Populações dependentes do dinheiro do sistema financeiro. Acionistas majoritários controlam as empresas de capital aberto. Grandes empresas ficaram fortalecidas com a acionização e passaram a comprar bancos. (Capitalismo financeiro monopolista).

Práticas e Formas de organização das empresas.
          Dumping: vender barato para quebrar as pequenas.
          Monopólio absoluto: Controle do mercado.
          Oligopólios: empresas que controlam o mercado consumidor (Cartéis, Trustes e Holdings).
          Cartel: Mesmos preços.
          Truste: Empresas se associam formando uma corporação (cada um mantém sua autonomia).
          Holding: Cria-se uma empresa para administrar outras.


O SISTEMA SOCIALISTA

Consolida-se a partir da revolução russa de 1917, desenvolve-se no pós-guerra e entre em colapso nos anos 1990, como fim do bloco socialista. Predominou em grande parte da Ásia e Europa Oriental e em alguns países (Cuba, Nicarágua, Chile, Angola, e Moçambique).

Sistema socioeconômico em que a propriedade é coletiva e pertence ao Estado, que deve ser controlada pelos trabalhadores, havendo uma total igualdade de direitos e liberdade. Existiu, predominando o modelo socialista soviético, conhecido como Socialismo Real.

A ordem Bipolar: a Guerra Fria (1945-1991) - Disputa político-ideológica e militar entre dois sistemas socioeconômicos antagônicos (Capitalismo X Socialismo). A partir do fim da II Guerra Mundial, quando EUA e URSS entram em conflito por zonas de influência.

● Fim da Hegemonia europeia, assinalada por duas grandes guerras.
● Emergência de duas grandes superpotências: EUA e URSS.

Entre 1945 até década de 1960, ocorre o chamado equilíbrio do terror (corrida armamentista, corrida espacial e crise dos mísseis). o equilíbrio de forças se estabelece em nível global, marcado por conflitos geopolíticos em escala regional.

·         (Constituição de alianças econômicas: Plano Marshall, e Comecom).
·         Constituição das alianças militares: OTAN e Pacto de Varsóvia.
·         Entre 1970 e 1980, ocorreu a chamada coexistência pacífica.

A QUEDA DO MURO DE BERLIM (1989) é o marco simbólico do fim da Guerra Fria  que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre o bloco capitalista, comandado por Estados Unidos e o socialista, dirigido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).


resumo: AS DIVERSIDADES CULTURAIS

INDICADORES HUMANOS

  • Crescimento natural ou vegetativo – É diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade. O CV pode-se: positivo, negativo ou nulo. Em alguns países da Europa, o crescimento vegetativo é negativo por causa das baixas taxas de natalidade que é uma característica marcante na Europa.
  • Taxa de Natalidade – é a nascimentos ocorridos em um ano e o total de habitantes de uma área.
  • Taxa de Mortalidade – é a relação entre os óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes de uma área.
  • IDH – Índice de Desenvolvimentos Humano – é uma medida alcançada levando em conta: a educação, renda e a saúde. Ela medida por um índice onde o número máximo é 1,0. Quanto mais um país se aproximar de 1,0 melhor o IDH.

AS DIVERSIDADES CULTURAIS

A língua e a religião são os dois elementos principais de um povo. Há países que tem duas línguas oficiais: bilíngues - ex: Canadá, onde fala-se o inglês e o francês; Suíça, onde fala-se o italiano, o francês e o alemão.
Racismo – é todo e qualquer preconceito à raça ou etnia.
Raça – refere-se aos traços biológicos do ser humano. Existem 3 raças principais:
a – Branca ou Caucasóide ( Europa)
b – Negra  ou negróide (África)
c-   Amarela ou mongolóide (Ásia)
Etnia – refere-se aos traços culturais do ser humano, independente da cor. A etnia é composta de:
a- Religião
b- Idioma
c- Costumes

PRINCIPAIS MOVIMENTOS RACISTAS

Apartheid (1948 – 1994) – Sistema de segregação racial ocorrido na África do Sul, onde a minoria branca era privilegiada em relação aos negros, era um racismo legalizado, que só terminou com a eleição do líder negro, Nelson Mandella (1994). Holocausto – (1939 – 1945) - foi o extermínio de cerca de 6 milhões de judeus, por nazistas alemães, seguidores de Adolf Hitler, onde os alemãs considerando-se uma raça superior, exterminaram a população de judeus da Europa.

AS PRINCIPAIS CIVILIZAÇÕES DO MUNDO

Civilização  Ocidental – (Europa / e maioria dos paises)
a-     Criou a sociedade moderna e influenciou todas as outras.
b-    É a  mais ampla.
c-     Crença na riqueza material.

Civilização Islâmica – (oriente médio e norte da África).
a-     baseia-se na religião muçulmana e no Alcorão, livro sagrado;
b-    forte separação social entre o homem e a mulher;
c-     tem como principal objetivo seguir os ensinamentos contidos no Alcorão.

Civilização Hinduísta – (Sul da Ásia).
a-     crença em vários deuses;
b-    crença na ressurreição;
c-     adoração de animais como deuses.

Civilização Chinesa – (China).
a-     crença na filosofia confuciana, fundada por Confúcio;
b-    seguida por mais de um bilhão de pessoas;
c-     tem como religiões: o budismo e a filosofia taoísta;
d-    é chamada de civilização confuciana.

Civilização Africana – (África)
a-     baseia-se em comunidades rurais (aldeias);
b-    grande variedade étnica e lingüística;
c-     religiões conflituosas.



resumo: POPULAÇÃO e MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

POPULAÇÃO

No mundo globalizado, a população se desloca constantemente no espaço geográfico. Os movimentos migratórios podem ser de duas maneiras.
Migrações internacionais – de um país para outro; Migrações internas – dentro do próprio país.
·         Os povos podem ser:
Nômades – não possui área fixa; Sedentários – habitam uma área fixa.
·         As migrações internacionais apresentam dois fatores básicos:
Emigração – saída do país; deixar o país. Imigração – entrada em outro país. (pode ser por motivos econômicos, políticos ou religiosos, ou meio hostil).

PRINCIPAIS PROBLEMAS DA IMIGRAÇÃO
a)     Tráfico de imigrantes;
b)     Fuga de cérebros (cientistas);
c)     Xenofobia e racismo.
·         As migrações internas podem ser:
Migrações rural-urbanas – saída do campo para a cidade; Migrações inter-regionais – saída de uma região para outra; Sazonais – saída periódica de um lugar para outro em determinadas épocas do ano;Migrações pendulares – saída diária de uma cidade para outra a trabalho.

·         De acordo com número total de habitantes e o tamanho do território temos dois tipos de população:

População Absoluta – o número total de habitantes de uma área. Indica se uma área é populosa ou não. Os países mais populosos do mundo:
1° China – 1,3 bilhões de Habitantes;
2° Índia – 1,1 Bilhões de Habitantes;
3° EUA – 291 Milhões de Habitantes;
4° Indonésia – 234 Milhões de Habitantes;
5° Brasil – 183 Milhões de Habitantes.

População Relativa – também chamada de densidade demográfica. É o número de habitantes por km². Indica se uma área é povoada ou não. Os países mais povoados do mundo são:
1° - Mônaco: 16.380 habitantes por Km².
2° - Cingapura: 6.721 habitantes por Km².
3° - Malta: 1.255 habitantes por Km².
4° - Maldivas: 1.106 habitantes por Km².

PRINCIPAIS MOTIVOS DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
·      
   Motivos Econômicos – Busca por melhores condições de vida.
·        
Perseguições Religiosas – Quando a religião não é respeitada em um lugar.
·     
    Meio Hostil – Quando os fatores climáticos levam a pessoa a sair daquele local.
·       
  Motivos Políticos – exilados políticos.
·       
  Conflitos – guerras no país de origem (refugiados)


Duas fronteiras geopolíticas se destacam atualmente:
  • MéxicoEUA
  • As cidades espanholas de Celta e Mellila, na Costa do Marrocos, servindo de passagem de africanos para a Europa.
Xenofobia – è o preconceito a coisas ou pessoas estrangeiras. Na Europa há os países mais xenófobos do globo, destacando-se: Holanda, França, Inglaterra, Alemanha. O grupo étnico que mais sofre xenofobia é o grupo dos ciganos e também os curdos.
Fuga de Cérebros – é a ida de cientista de países pobres para países ricos, em busca de altos salários. 

A população mundial é dividida em três faixas etárias:
·         Jovem (0 a 19 anos)
·         Adulta (20 A 59 anos)
·         Idosa (60 anos ou mais)
                 
  
PRINCIPAIS TEORIAS DEMOGRÁFICAS
·         Teoria Malthusiana – criada por Thomas Malthus (1776-1834) afirmava que a população mundial cresceria geometricamente (1, 2, 4, 8, 16...) e a produção de alimentos cresceria aritmeticamente (1, 2, 3, 4, 5...), portanto futuramente, faltariam alimentos no planeta. 
·         Teoria Neomalthusiana – Elaborada após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Afirmava que se o aumento da população mundial não fosse contido, os recursos naturais do planeta se esgotariam em breve.
·         Teoria Reformista – Diverge das teorias anteriores. Defende a adoção de medidas e reformas socioeconômicas para reduzir os problemas das desigualdades entre países ricos e pobres. A redução do crescimento demográfico seria uma consequência dessas reformas.