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quarta-feira, 17 de julho de 2013

resumo: GLOBALIZAÇÃO E AS EMPRESAS GLOBAIS e COMÉRCIO MUNDIAL

                                              GLOBALIZAÇÃO E AS EMPRESAS GLOBAIS

A globalização permitiu expandir e consolidar a influencia das empresas transnacionais na economia global. A expansão e a consolidação das transnacionais ocorreram principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Foi quando as empresas passaram a investir em alguns países subdesenvolvidos ode encontravam matéria-prima e mão de-obra barata, sistema fiscal favorável e outras vantagens.

          Algumas das empresas globais chegam a ter um faturamento anual maior que o Produto Interno Bruto de muitos países, como no caso da rede WAL-MART em 2009, que superou o Produto Interno Bruto da Noruega. Os países pobres tentam atrair os investimentos das transnacionais para possibilitar empregos internos.

A atual pratica das empresas globais é a cooperação entre elas, por meio de práticas como:

·         Monopólio absoluto: Controle do mercado.

·         Oligopólios: empresas que controlam o mercado consumidor (Cartéis, Trustes e Holdings).

·         Truste – consiste na fusão de empresas para dominar determinado produto ou serviço no mercado global. Ex: Colgate-Palmolive (produtos de higiene), Time-warner (telecomunicação).

·         Holding- empresa criada para administra várias outras. A holding tem a maioria das ações do grupo de empresas que administra. Ex: as gigantes japonesas Mitsui e Mitsubishi.

·         Cartel – Associação ou combinação entre empresas do mesmo seguimento para garantir o controle da produção e dos preços. Ex: a OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo) formada para definir o preço de combustíveis no mercado mundial.

·         Conglomerado – quando uma empresa passa a produzir produtos de diferentes seguimentos, passando a dominar o mercado de vários produtos. Ex:  LG Group, que fabrica uma grande variedade de produtos: de celulares, notebooks e televisores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos. A Mitsubish, que fabrica carros, eletrônicos, e agências bancárias.


COMÉRCIO MUNDIAL

       É a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. (Produto Interno Bruto)

       A economia mundial tem sofrido grandes transformações nos últimos anos. O comércio internacional intensifica-se a cada ano, a velocidade com que as trocas se realizam é cada vez mais acelerada.


Importação - É o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

Exportação - a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem.

Alfândega - É uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior.

Taxa alfandegária - São impostos cobrados pelo governo de todos os países sobre produtos importados e exportados.

         Na troca internacional de produtos um país pode ter déficit (prejuízo) ou superávit (lucro, vantagem). Quando um país importa de ourto mais do que exporta, dizemos que o país teve um déficit na balança comercial. Quando um país exporta mais para outro mais do que importa, houve um superávit, ou seja, a balança comercial foi favorável.

      Atualmente a troca de bens e serviços é feita de forma regional na forma de blocos econômicos formada por paíse vizinhos favorecendo o crescimento regional.

           USA , Japão e os países da Europa Ocidental, embora possuam 15% da população do mundo , respondem por 70% do Comercio Internacional.

  • A OMC foi fundada em 1995, inclui 184 países e está sediada em Genebra, na Suíça. A OMC tem sido utilizada para promover uma extensa série de políticas relativas ao comércio, investimentos e desregulamentações que exacerbam a desigualdade entre o Norte e o Sul, e entre os ricos e pobres dentro dos países.

  • a OMC coopera com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com o Banco Mundial com fito de alcançar uma coerência na política econômica global.

  • Para ser aceita, a entrada de um novo país membro deverá contar com a aprovação  de 2/3 da maioria do Conferência Ministerial dos membros da OMC.

Subsídios – entende-se como subsídio o auxílio oficial (governo), de ordem financeira, comercial, cambial ou fiscal, concedido a exportador ou a grupo de exportadores em determinada área geográfica (país), causando dano ou ameaça de dano à indústria nacional do país importador.

Dumping – entende-se por dumping a venda de um produto para exportação por preço inferior ao praticado no mercado mundial, causando dano ou ameaça de dano à indústria nacional do país importador.

Professor HÉLIO DOS SANTOS CHAGAS


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