GLOBALIZAÇÃO
E AS EMPRESAS GLOBAIS
|
A globalização
permitiu expandir e consolidar a influencia das empresas transnacionais na
economia global. A expansão e a consolidação das transnacionais ocorreram
principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Foi quando as empresas passaram a
investir em alguns países subdesenvolvidos ode encontravam matéria-prima e mão
de-obra barata, sistema fiscal favorável e outras vantagens.
Algumas das empresas globais chegam a
ter um faturamento anual maior que o Produto Interno Bruto de muitos países,
como no caso da rede WAL-MART em 2009, que superou o Produto Interno Bruto da
Noruega. Os países pobres tentam atrair os investimentos das transnacionais
para possibilitar empregos internos.
A atual pratica das
empresas globais é a cooperação entre elas, por meio de práticas como:
·
Monopólio absoluto: Controle do
mercado.
·
Oligopólios: empresas que
controlam o mercado consumidor (Cartéis, Trustes e Holdings).
·
Truste – consiste na fusão
de empresas para dominar determinado produto ou serviço no mercado global. Ex:
Colgate-Palmolive (produtos de higiene), Time-warner (telecomunicação).
·
Holding- empresa criada para
administra várias outras. A holding tem a maioria das ações do grupo de
empresas que administra. Ex: as gigantes japonesas Mitsui e Mitsubishi.
·
Cartel – Associação ou
combinação entre empresas do mesmo seguimento para garantir o controle da
produção e dos preços. Ex: a OPEP ( Organização dos Países Exportadores de
Petróleo) formada para definir o preço de combustíveis no mercado mundial.
·
Conglomerado – quando uma empresa
passa a produzir produtos de diferentes seguimentos, passando a dominar o
mercado de vários produtos. Ex: LG
Group, que fabrica uma grande variedade de produtos: de celulares,
notebooks e televisores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos. A Mitsubish, que
fabrica carros, eletrônicos, e agências bancárias.
COMÉRCIO MUNDIAL
|
É a troca de bens
e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos
países, ele representa uma grande parcela do PIB. (Produto Interno Bruto)
A economia mundial tem sofrido
grandes transformações nos últimos anos. O comércio internacional
intensifica-se a cada ano, a velocidade com que as trocas se realizam é cada
vez mais acelerada.
Importação - É o
processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um
produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
Exportação - a saída de bens, produtos e
serviços além das fronteiras do país de origem.
Alfândega - É uma repartição governamental oficial de controle do
movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior.
Taxa alfandegária
- São impostos cobrados pelo governo de todos os países
sobre produtos importados e exportados.
Na troca internacional de
produtos um país pode ter déficit (prejuízo) ou superávit (lucro, vantagem).
Quando um país importa de ourto mais do que exporta, dizemos que o país teve um
déficit na balança comercial. Quando
um país exporta mais para outro mais do que importa, houve um superávit, ou seja, a balança comercial foi favorável.
Atualmente a troca de bens e serviços é feita de forma regional na forma de blocos
econômicos formada por paíse vizinhos favorecendo o crescimento regional.
•
USA , Japão e os países da Europa Ocidental, embora possuam 15% da
população do mundo , respondem por 70% do Comercio Internacional.
- A OMC foi
fundada em 1995, inclui 184 países e está sediada em Genebra, na Suíça. A
OMC tem sido utilizada para promover uma extensa série de políticas
relativas ao comércio, investimentos e desregulamentações que exacerbam a
desigualdade entre o Norte e o Sul, e entre os ricos e pobres dentro dos
países.
- a OMC coopera com o Fundo Monetário
Internacional (FMI) e com o Banco Mundial com fito de alcançar uma
coerência na política econômica global.
- Para ser aceita, a entrada de um novo
país membro deverá contar com a aprovação
de 2/3 da maioria do Conferência Ministerial dos membros da OMC.
Subsídios – entende-se como
subsídio o auxílio oficial (governo), de ordem financeira, comercial, cambial
ou fiscal, concedido a exportador ou a grupo de exportadores em determinada
área geográfica (país), causando dano ou ameaça de dano à indústria nacional do
país importador.
Dumping – entende-se por
dumping a venda de um produto para exportação por preço inferior ao praticado
no mercado mundial, causando dano ou ameaça de dano à indústria nacional do
país importador.
Professor HÉLIO DOS SANTOS CHAGAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário